No Centro de Formação e Inclusão Socioprodutivo (Cefisp) da Secretaria da Proteção Social (SPS), 17 jovens se reuniram com um misto de ansiedade e realização. Era a finalização de um curso de 240 horas/aula que pode iniciar uma nova trajetória profissional para os participantes.
Entre eles, está Waleusca Vitória, de 19 anos, que poucos meses atrás via o mercado de trabalho como uma porta difícil de abrir. Hoje, ela segura com firmeza a bandeja de doces que fez, atestado da sua conclusão no curso de confeitaria. Capacitada pelo programa Primeiro Passo, ela acredita que essa porta finalmente está ao seu alcance.
“Foi muito difícil estar aqui, pensei em desistir muitas vezes por causa do deslocamento, minha casa fica muito longe. Mas, três meses depois, sem essas barreiras, não teria o que superar para estar formada hoje e com o desejo de continuar aprendendo mais sobre Gastronomia”, comenta a jovem.
O Primeiro Passo, programa do Governo do Ceará coordenado pela SPS, é uma ferramenta de inclusão profissional que já beneficiou mais de 59 mil jovens em todo o Estado, desde 2015. Com foco em jovens de 14 a 29 anos, oferece diferentes trilhas de formação, incluindo a linha Jovem Bolsista, da qual Waleusca faz parte. Essa iniciativa, voltada para jovens em situação de vulnerabilidade social, oferece uma capacitação de 240 horas, complementada com uma bolsa de R$ 100 mensais, lanche, material didático e fardamento.
Durante a cerimônia de encerramento, Waleusca compartilhou suas expectativas com seus colegas: “Esse curso abriu meus olhos para possibilidades que eu nem imaginava. Sempre gostei de culinária, mas não tinha dado o pontapé inicial para trabalhar no ramo. Agora, me sinto preparada para enfrentar o mercado de trabalho e buscar uma oportunidade que antes parecia distante. Quem sabe, talvez, ter meu próprio negócio, gostaria de ter uma doceria”, se emociona.
Fonte: https://www.sps