A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Programa Infância Sem Trabalho, realizou durante o mês de outubro palestras nas escolas municipais e estaduais, localizadas nas imediações dos Cemitérios dos bairros Santa Bárbara, Anjo da Guarda e Vila Maranhão em São Luís.
A ação, que busca sensibilizar e conscientizar crianças, adolescentes e professores sobre o enfrentamento e a erradicação do trabalho infantil, inclusive nos cemitérios, acontece todos os anos. Em parceria com o Ministério Público, Tribunal Regional do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho, a campanha alerta alunos e docentes das escolas sobre os perigos e as implicações do trabalho infantil, principalmente nessa época do ano, uma vez que é comum a utilização da mão de obra infantojuvenil nos cemitérios no mês de novembro e no Dia de Finados.
“O trabalho executado por crianças e adolescentes em cemitérios é considerado umas das piores formas de trabalho infantil, e o incentivo à inclusão dos adolescentes na Aprendizagem Profissional é uma forma enfrentar esta violação de direitos, bem como o acesso aos demais direitos, dentre eles, o direito a Educação, Cultura, Esporte, Lazer e inserção no mercado de trabalho dos pais e responsáveis”, destacou Amparo Seibel, superintendente da Proteção Social Especial.
O ciclo de palestras foi realizado em seis escolas de São Luís, alcançando um público de 322 crianças e adolescentes, entre as idades de 10 e 17 anos, do 5º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio. UEB Evandro Bessa Santa Bárbara – Ensino Fundamental, C.E. Cruzeiro de Santa Bárbara, C.E. Santa Bárbara, C.E. Cidade Operária, UEB Anjo da Guarda, Carlos Madeira e IEMA Vila Maranhão foram algumas das escolas foram as escolas envolvidas na ação.
Fonte: https://sedes.ma.gov.br/