A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) deve ganhar um novo Centro Educacional para cumprimento de medidas Socioeducativas. O novo prédio a ser construído deverá seguir todas as indicações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
De acordo com a diretora de Atendimento Socioeducativo, Cícera Andrade, equipes da Sasc e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) estão visitando outros estados para conhecer diferentes modelos em uso para só então determinar qual a melhor estrutura e que adequações são necessárias para a realidade do estado.
“Queremos construir um centro Socioeducativo para adolescentes em conflito com a lei, aqui no Piauí, mais especificamente em Teresina com características de fato de um centro educacional que é como rege o Estatuto da Criança e do Adolescente, como o Sinase, que é o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e não que essa estrutura se assemelhe a um centro prisional”, diz Cícera.
Recentemente as equipes visitaram, entre outros, os modelos de Itaberaí e Anápolis, em Goiás. “Nós podemos perceber uma estrutura com dormitórios bem iluminados, com muita ventilação, a estrutura do prédio inteiro tem uma harmonia que facilita o trabalho de uma proposta pedagógica onde você tem que executar ações que favoreçam e desenvolvam, tanto os aspectos da educação, mas também que se trabalhe a saúde, o esporte, a cultura, o laser, a profissionalização. Fomos buscar uma estrutura que possa proporcionar esse atendimento de qualidade aos adolescentes do estado do Piauí. ”, diz ela.
Cicera avalia que os engenheiros da Seinfra que participaram das visitas também voltam com uma compreensão ampliada para que se possa trabalhar o novo centro socioeducativo do Piauí “valorizando espaços e buscando criar instalações com o modelo arquitetônico que venha possibilitar realmente ações que atinjam o nosso objetivo principal que é fazer com que os adolescentes que cumpram medidas socioedicativo, eles possam, ao sair desse centro, com uma facilidade muito maior, conseguir uma integração na sociedade”, completa Cícera.
Fonte: http://www.sasc.pi.gov.br/