Noticias pelos estados

RIO DE JANEIRO:  Biblioteca é inaugurada no Hotel Acolhedor do Catete

Jantar, banho, documentação básica em dia, acesso à saúde e ao esporte. Assim foi o início do projeto “Semana Acolhedora”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para hóspedes do programa social “Hotel Acolhedor”. A ação tem como objetivo ir além da oferta de pernoite e trabalhar a inclusão pela literatura, esporte e saúde. As atividades contaram com a participação de parceiros como a UERJ, Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (IOERJ), ONG Segunda Chance, Grupo de Teatro Fábrica da Cultura e Secretaria de Estado de Saúde.

O projeto foi dividido em cinco eixos: Cidadania, Criatividade e Beleza, Prevenção e Proteção e Pertencimento e Cultura. Na segunda-feira, no eixo Cidadania, o Núcleo de Assistência ao Cidadão – NAC, apresentou uma palestra sobre a importância da  documentação e ofertou serviços de isenção de taxas para documentação básica  aos hóspedes do Hotel Acolhedor. O eixo criatividade e beleza com uma palestra motivacional da ONG Segunda Chance e do projeto social Barbeiros do Bem, que realiza os cortes de cabelo e barba com objetivo de melhorar a autoestima de quem pernoita no local. Começou o eixo Prevenção e Proteção. A atividade veio por meio de um esporte marcial, porém com uma filosofia repleta de amor e cuidado ao próximo. Assim o grupo Faixa Preta de Jesus deu uma palestra sobre a importância de não desistir dos seus sonhos, além de demonstrações práticas de jiu-jitsu.

Para reforçar esse papo, e com uma abordagem ligada à prevenção da violência contra mulheres, no eixo Proteção e Saúde, o programa Empoderadas realizou uma roda de conversa trazendo o tema para mostrar como os homens também podem ser agentes de combate à violência feminina. A Secretaria de Estado de Saúde foi parceira desta ação por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária. Os hóspedes puderam realizar testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C. Além de uma triagem para detecção de manchas de hanseníase.

Biblioteca Cora Coralina

Com muita emoção, foi inaugurada a nova biblioteca Cora Coralina, pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, e pela presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Patrícia Damasceno, no Hotel Acolhedor. Os livros foram doados pela Imprensa Oficial e catalogados pelo ex-professor universitário, Eduardo Vítor, de 56 anos. Hoje, ele é hóspede do hotel, possui mestrado em literatura e se encontra em situação de rua. O que não o impediu de ajudar, pelo contrário, devolveu a razão de viver, nas palavras dele.

– A protagonista hoje é a Cora Coralina. Aprendeu a ler mais velha e escreveu seu primeiro livro  depois dos 70 anos. Foi premiada por diversos livros depois disso. Hoje não tenho palavras para explicar minha felicidade aqui. Senti a mesma sensação de quando comecei a dar aula. Esse gesto me devolveu a vida – disse emocionado Eduardo.

Hotel Acolhedor

O Hotel Acolhedor, programa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi idealizado para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade ou em situação de rua no estado do Rio. Atualmente em duas unidades, uma no Centro e outra no Catete, tem capacidade de 300 leitos ao todo. O Hotel oferece banho quente, duas refeições -uma à noite e outra pela manhã -, além de um leito e kit de higiene básico. A entrada é a partir das 19h e a saída às 7h. O programa também oferece assistência documental e orientação para ingressar no mercado de trabalho.

Fonte: https://www.secsocial.rj.gov.br/