“Nos últimos 12 meses, o Governo Federal cortou o beneficio de 1,5 milhão de brasileiros cadastrados no Bolsa Família. Em junho deste ano, mais 500 mil beneficiários foram desligados, sendo 41 mil em todo Estado do Ceará e 12 mil na capital . Na contramão de tamanho retrocesso, a Prefeitura de Fortaleza e o governo do Estado seguem investindo em obras sociais e nos serviços de atendimento à população mais carente”, pontuou o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, ao parabenizar o prefeito Roberto Claudio e o secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do municipio, Elpídio Nogueira, pela inauguração do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) – Unidade Centro.
O prefeito Roberto Cláudio ressaltou a importância do atendimento humanizado nos Centros Pop. “Nós precisamos entender que nosso trabalho nestas unidades só faz sentido quando contempla o público que está nas ruas, por isso, acredito que nosso desafio maior enquanto representantes do poder público é ter humildade para tentar entender a realidade de cada um, conhecendo cada indivíduo pelo nome e sobrenome, e trabalhando na perspectiva da recuperação da identidade, dos gostos, e da vida profissional de cada um dos nossos beneficiários”, explicou o prefeito. Na ocasião, ele prometeu a construção de um novo abrigo para população de rua, ainda neste segundo semestre do ano.
ATENDIMENTO CIDADÃO
O equipamento inaugurado é a unidade de referência que integra projetos, programas e serviços, que contribuem para o exercício da cidadania e possibilitam a superação da situação de vivência de rua. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas ao fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares para a construção de novos projetos de vida. Fortaleza já possui dois Centros Pop (Unidade Benfica e Unidade Centro). Os equipamentos funcionam de 8h às 17h.
“Nós atendemos aqui, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência, e encontram nas nossas unidades de Centro Pop, atendimentos individuais e coletivos. Proporcionamos aos nossos usuários, o acesso aos serviços básicos, como alimentação e higiene, capacitações em oficinas socioeducativas; e orientações jurídicas, além de uma série de serviços relacionados à rede socioassistencial do nosso municipio”, explicou Elpídio Nogueira.
SERVIÇO ESPECIALIZADO
O Centro Pop também oferece o Serviço Especializado de Abordagem de Rua, que funciona de 8 às 22 horas e atua em toda a cidade de Fortaleza, fazendo o contato direto com as pessoas que estão em situação de rua. Nesses momentos, a equipe explica como funciona o Centro Pop. Eles também articulam, com outros serviços públicos, encaminhamentos para atender demandas emergenciais verificadas na abordagem social.