A presidente do Congemas, Vanda Anselmo, foi homenageada pelo Dia da Assistente Social, na última segunda-feira(15), na Assembleia Legislativa do Ceará. A sessão solene, requerida pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB) ressaltou a história dos assistentes sociais cearenses e, de acordo com o parlamentar, que cotidianamente lutam para afirmar os direitos dos cidadãos, sobretudo daqueles que têm menos acesso a esses direitos. O presidente do Fonseas, Josbertini Clementino, compareceu à solenidade e ressaltou trabalho das assistentes sociais.
“É uma luta histórica de uma sociedade que vem corrigindo seus males paulatinamente. A gente observa que a assistente social tem uma identidade nessa luta; ela saiu da posição de voluntária, de uma pessoa que fazia por uma questão só de fé, lutando para que os direitos fossem de fato direitos, e não uma concessão, um favor”, afirmou o deputado Carlos Feliper.
O deputado também comentou que, durante a experiência como prefeito de Crateús, ele pôde ver “como a assistente social pode transformar a vida das pessoas, criando oportunidades e possibilitando que a pessoa realmente se torne cidadã”.
Para a presidente do CONGEMAS, a data é também um dia para refletir sobre o momento histórico do País. “É uma crise que requer, de cada um de nós, estarmos atentos cada vez mais, porque não podemos aceitar, nesse Estado Democrático de Direito, que a conquista dos direitos sociais […] venha a ser desconstruída”, defendeu.
Durante a solenidade, foram agraciados com placas comemorativas além da presidente do Congemas, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Lúcia Elizabeth Moura Rodrigues; o titular da secretaria municipal do Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome, Elpídio Nogueira; a presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Jossuleide Cavalcante; e as assistentes sociais do Departamento Médico da Assembleia Legislativa Ednira Martins Borges, Maria Iramaia Lustosa e Vilani Pires de Oliveira.