A capacitação é uma ferramenta poderosa para a inclusão social e, sob esse princípio, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), capacitou 147 mulheres internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, através dos projetos Criando Oportunidades e Primeiro Passo, entre 2016 e 2017. Quando retornarem ao mercado de trabalho, as internas, capacitadas nos cursos de Pintura e Textura em Parede, Confecção e Decoração em Embalagens, Doces e Salgados, Eletricista Predial, Jardinagem e Confecção de Sabonete Artesanal, sabem que poderão fazer a diferença na concorrência por uma vaga.
Nesta quarta-feira, 8 de março, às 10h, as alunas receberão os certificados de conclusão de curso das mãos dos secretários do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Justiça, respectivamente, Josbertini Clementino e Socorro França, como parte da celebração pelo Dia Internacional da Mulher. A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, prestigiará a programação na qual haverá, ainda, a inauguração de dois novos espaços de saúde na unidade prisional.
“Precisamos ressaltar a importância da mulher em nossa sociedade. Muitas têm assumido o papel de matriarcas, cuidando sozinhas da família ou assumindo uma jornada tripla de trabalho como mães, esposas e profissionais. Acredito que nossos projetos de capacitação contemplam esse público, pois chegamos a todos os locais onde necessitam do nosso auxílio”, completa Josbertini. Neste mês de março mais 20 vagas serão ofertadas para as internas no curso de Confecção de Embalagens, através do Projeto Criando Oportunidades.
da Ascom/STDS