Os gestores municipais de assistência social de Mato Grosso receberam da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), um certificado de reconhecimento pelos trabalhos prestados à assistência social e pela parceria com a gestão estadual, ao longo dos dois últimos anos. A entrega foi realizada durante a última Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2016, na tarde de quinta-feira (25.11). O coordenador geral da CIB, titular da Setas, Valdiney de Arruda, comenta a importância da parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado para a política de assistência social.
“Ao longo desse período, nós pudemos discutir aqui tudo o que afeta os cidadãos nessa temática. E agora, devido à mudança do quadro de componentes pela entrada de novos prefeitos e novos gestores, pós eleições municipais deste ano, resolvemos prestar esse reconhecimento aos nossos parceiros”, disse.
A secretária-adjunta de Assistência Social, Marilê Cordeiro Ferreira, agradeceu a todos os 141 gestores que sempre se comprometerem a lutar pelos cidadãos vulnerabilizados em parceria com o Executivo. “Ano que vem, alguns não estarão mais aqui, mas sei que estarão sempre comprometidos na luta pela assistência Social no nosso estado”, afirmou.
A CIB é composta pela Secretaria Adjunta de Assistência Social da Setas e pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas). Gestores municipais de assistência social e entidades como a Associação das Primeiras Damas do Estado (APDM) e Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) são convidados a participar.
Os encontros da Comissão são realizados bimestralmente. A composição da CIB toma como regra os portes populacionais dos municípios, divididos entre pequeno porte I e II, médio e grande porte. São municípios de grande porte aqueles com população acima de 100 mil habitantes: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis.
Bem Acolher
Durante a última CIB do ano, a Setas apresentou aos participantes o movimento Bem Acolher, que terá seu primeiro encontro já na próxima semana, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro. A abertura do evento será no auditório Clóves Vettorato, Palácio Paiaguás, e as oficinas de trabalho na Escola de Governo, os dois em Cuiabá.
A secretária Marilê Ferreira explicou sobre a finalidade do evento. “O objetivo é promover a qualidade no cuidado desse público, tanto nos serviços de acolhimento como na sociedade e na família, favorecendo o desenvolvimento das potencialidades dos jovens atendidos”, ressaltou. Interessados em participar podem clicar aqui e aqui para se inscrever.
Andréa Amorim, do Conselho Regional de Assistência Social, reconheceu a proposta apresentada e defendeu o Bem Acolher como um passo importante as discussões sobre o acolhimento. “Enquanto trabalhadora do sistema, acho que essa é uma ótima oportunidade de gerar qualificação para essa área. Temos que fortalecer essas redes de atendimento”, comentou.
Fonte: Portal Folha Max