Fórum Nacional de Secretários/as de Estado de Assistência Social – Fonseas marca presença no primeiro dia da XXIV Marcha a Brasília em defesa dos Municípios.
“Pacto Federativo: um olhar para o futuro”
Hoje (27/03) foi o primeiro dia de encontro da 24ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que abordou a atual divisão de responsabilidades na gestão do SUAS na garantia de políticas públicas para os municípios brasileiros.
A presidente do FONSEAS, Cyntia Grillo, participou da mesa de palestrantes e realizou uma fala sobre a reconstrução e retomada de políticas e agendas do SUAS, seus desafios centrais considerando as principais competências do ente estado e a gestão orçamentária e financeira.
”A atual conjuntura exige de nós uma forte articulação e uma atuação conjunta de gestores, conselheiros, trabalhadores, usuários e entidades, no sentido de reafirmar o modelo de gestão participativa que construímos, a partir da Consituição Federal de 1988 e da Lei Orgânica de Assistência Social, assim como o pacto federativo, o que implica reafirmar e aprimorar as corresponsabilidades.” – Cyntia Grillo, presidente do Fonseas
Ela também comentou sobre o estudo da gestão orçamentária e financeira dos estados, realizado pelo FONSEAS, que está disponível em nosso site.
A pesquisa apontou que os estados avançaram na gestão orçamentária e financeira do SUAS considerando a série histórica, principalmente na proteção especial, mas reconhecemos que é preciso avançar ainda mais, o que implica fortalecer o papel da União e de suas instâncias.
Que a partilha de reflexões do encontro nos inspire e nos fortaleça na retomada do pacto federativo no SUAS.
Acompanhe a agenda do evento pelos canais da Confederação Nacional de Municípios – CNM!