Notí­cias gerais

18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Os dados do IPEA, do Fórum Brasileiro de Segurança Publica (FBSP) e do Disque 100 vêm apresentando o aumento significativo da violência contra crianças e adolescentes. Nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas, ao todo, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes. De acordo com o Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, do total de crimes analisados, 86% foram cometidos por agressores conhecidos das vítimas. Esse percentual é alto em todas as faixas etárias. Apesar de apresentar alguma variação, apenas na faixa de 15 a 19 anos é que se vê um aumento do percentual de agressores desconhecidos. Fonte: UNICEF e Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP, 2021.

????️ Esquecer é permitir, lembrar é combater!

As/os profissionais que estão inseridas/os nos serviços socioassistenciais, na viabilização de benefícios, na defesa de direitos e no controle social, contribuem, cotidianamente, para que os direitos de crianças e adolescentes sejam materializados e ampliados. Por isso o Fonseas tem defendido a ampliação de ações e orçamento público na Assistência Social para justamente cumprir seu papel protetivo e proativo, de modo a prevenir violações, como as violências sexuais, e garantir direitos de crianças e adolescentes!

✊ O SUAS possui um papel central na proteção social mais ampla, é uma política essencial. Daí a importância de intensificarmos as ações por financiamento adequado às demandas sociais por proteção!

✳️ DENUNCIE! Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é crime!

???? Conheça a campanha: Faça Bonito:

????#façabonito campanha nacional convocada anualmente pela sociedade civil e algumas orientações de mobilização: https://www.facabonito.org/