Sem categoria

Centro de Referência em Direitos Humanos é inaugurado no Maranhão

O Centro de Referência em Direitos Humanos “Mãos Dadas” (CRDH MD), situado no município de Timon, na Região dos Cocais, no Maranhão, foi inaugurado no início do mês de agosto por representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc).

A implantação e manutenção do Centro de Referência surgem a partir de convênio e termo de parceria assinados entre o Governo do Estado, por meio da Sedihc, e a Associação Daniel Comboni, em Timon. O Centro oferecerá serviços de orientação jurídica, mediação de conflitos e conscientização da população acerca dos direitos humanos e da cidadania.

De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, a inauguração do espaço mobiliza a comunidade e autoridades locais inseridas nesse processo. “Articulamos e representamos assim a promoção dos direitos humanos, com uma participação mais efetiva por meio das parcerias que estão sendo firmadas”, completou.

O Centro de Referência de Timon conta, em seu quadro de funcionários, com juristas, assistentes sociais. Sua atuação está sendo realizada de forma conjunta com entidades locais (públicas e privadas) e movimentos sociais e religiosos. São atividades do Centro de Referências: a participação em audiências, recebimento e encaminhamento de denúncias, o acompanhamento de casos de mediação de conflitos, visitas e inspeções.

Ascom Sedihc