O Programa Morar Bem Paraná Rural, que tem a meta de atender 10 mil famílias do campo com casas novas até 2014, tem no Instituto Paranaense de Extensão e Assistência Técnica Rural (Emater) um importante aliado para o sucesso do empreendimento. Os técnicos acompanham todo o processo de construção das moradias rurais, num trabalho de parceria com a Companhia Paranaense de Habitação (Cohapar). A intenção é garantir que a casa própria seja parte de um processo mais amplo de melhoria da qualidade de vida das famílias .
A presença dos extensionistas começa já na mobilização das comunidades, divulgação dos objetivos e normas do programa, seleção das famílias a serem beneficiadas, coleta de documentos pessoais e de posse dos terrenos e emissão de declaração que atesta se o interessado é agricultor familiar.
Durante a fase de construção das casas, os extensionistas participam de reuniões levando às famílias atendidas orientações sobre saneamento básico, saúde, educação, planejamento financeiro, geração de renda e facilitando o acesso dessas mesmas famílias ao benefício de outros programas oficiais que podem contribuir com a melhoria da qualidade de vida.
Para o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, a parceria com a Emater é importante para ampliar o atendimento aos pequenos agricultores e melhorar o Programa Morar Bem Paraná Rural. “Por meio da ação dos extensionistas temos uma análise das necessidades dos agricultores e vamos além da construção das casas, avançando para questões socioeconômicas, como melhoria de produção e renda e qualidade de vida para as famílias atendidas”, diz.
Segundo Rodolfo Moser, coordenador da área de habitação rural junto à Secretaria de Estado da Agricultura e Emater, “os extensionistas que participam do programa se sentem gratificados por ajudar a viabilizar uma moradia digna e segura, melhorando a qualidade de vida das famílias beneficiadas”.
PROJETO INTEGRADO – A construção de moradias rurais é importante para melhorar a vida dos agricultores, mas não é um fator isolado, destaca Vilmar Cergiki, coordenador regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul). Segundo ele, a Emater está presente em todos os municípios e atua, de forma integrada, com outros programas importantes para o produtor, além da habitação.
“A ação dos extensionistas é importante em outros setores, como a organização produtiva e a comercialização dos produtos, e essa parceria tem tudo para dar certo e fazer diferença na agricultura familiar”, destaca Cergiki.
Para Martinho Manoel da Silva, coordenador estadual de Habitação da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Coperhaf), a Emater tem papel de destaque ao longo de todo o processo de construção das casas na área rural. “Os técnicos assessoram o agricultor desde a escolha do local da casa, mais adequado conforme as questões ambientais, até orientar sobre o processo produtivo”, diz.
Martinho lembra que o serviço de extensão rural já vem trabalhando com a Coperhaf há alguns anos. Mas agora a parceria se tornou mais formal. “Com os convênios assinados, os técnicos dos municípios se sentem mais amparados, fazendo parte de um serviço planejado em todo o Estado”, conclui.
Beneficiários do Programa Morar Bem Paraná Rural, os casais Palmira e Odair Felipe Batista e Marli Terezinha e Jair Batista estão construindo suas casas no Sítio Palmira, de 12,10 hectares, localizado na Comunidade Água do Palmital, em Centenário do Sul, onde a renda principal vem da avicultura de corte.
As habitações onde ainda moram têm mais de 50 anos, construídas em madeira de lei e que, com o tempo, foram se deteriorando e apresentando infiltrações pelas chuvas e rebaixamento do teto. “Já tínhamos pensado na reforma, que ia ficar cara. O dinheiro não sobrava e o projeto era sempre adiado. Aí chegou a notícia de que estávamos na lista dos contemplados do programa., Estamos muito felizes, só aguardando terminar as obras e fazer a mudança dos móveis”, conta Jair Batista. O município de Centenário do Sul tem atualmente 19 beneficiários do programa.
MORAR BEM PARANÁ RURAL – O Programa Morar Bem Paraná Rural foi lançado pelo governador Beto Richa em junho de 2011, com a meta de construir 10 mil novas moradias e reformar e/ou ampliar outras quatro mil, até o fim de 2014.
Aproximadamente 4,3 mil projetos estão em fase de contratação na Caixa Econômica Federal; outros 4 mil deverão ser protocolados na Caixa e no Banco do Brasil até dezembro deste ano. O trabalho é resultado de uma ação conjunta dos governos federal e estadual, através da Caixa Econômica Federal e Cohapar, com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Emater, prefeituras e parcerias da Cooperhaf e Fetaep.