A solidariedade dos alagoanos com as vítimas das chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias tem dado aos mais de 20 municípios afetados a esperança de dias melhores. Unidos por uma corrente do bem, sociedade civil e instituições públicas arrecadam diariamente milhares de donativos para mais de duas mil famílias de pessoas entre desabrigadas e desalojadas.
A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) se colocou à disposição como ponto de coleta, a fim de concentrar as doações, que seguem diariamente para a Cruz Vermelha, onde voluntários fazem a separação dos kits que são destinados às famílias.
O secretário Fernando Pereira explica que além de convocar a população para realizar as doações, a Seades também integra o Gabinete de Crise, criado para agilizar o socorro às vítimas.
“A secretaria se colocou à disposição do Governo estadual para integrar a operação ‘Volta Para Casa’, para aqueles moradores cujos imóveis não apresentam risco. As estratégias para que isso aconteça o mais breve possível já estão sendo articuladas entre Estado, secretarias e Defesa Civil”, disse.
De acordo com o ultimo boletim do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), até a manhã de segunda-feira (29), 22 cidades foram afetadas pelas chuvas, resultando em um total de 553 famílias desabrigadas, 1.778 desalojadas e 750 relocadas para abrigos disponibilizados pelos municípios.
A gestora de Comunicação da Cruz Vermelha, Ludmila Matos, explica que toda doação é bem-vinda, mas, no momento, os doadores devem priorizar alguns itens. “Temos recebido muitas roupas, o que é ótimo, mas não podemos esquecer outros itens como, lençóis, colchões, cobertores, toalhas de banho, itens de higiene pessoal, água mineral e cestas básicas”, explicou.
Pontos de arrecadação:
Secretaria de Estado da Assistência Social (Seades), localizada na Avenida Comendador Leão n. 555 – Poço. No horário de 8h às 18h.
Cruz Vermelha, localizada na Rua Comendador Gustavo Paiva, 2.889 – Mangabeiras. No horário de 8h às 18h.
da Ascom/Seades