A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da sua executiva de Justiça e Direitos Humanos, iniciou nesta segunda-feira (6) a Semana dos Direitos Humanos do Sertão do Araripe. O evento, que termina dia 10, vai oferecer aos municípios de Trindade, Ipubi, Bodocó, Granito, Moreilândia, Exu, Araripina e Ouricuri, atividades voltadas à orientação e capacitação da rede parceira, pautando sempre a divulgação do Plano Nacional dos Direitos Humanos III (PNDH III).
Estão sendo realizadas palestras, oficinas, visitas de sensibilização e apresentação dos programas vinculados à SEJUDH. Segundo Paulo Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, o objetivo deste trabalho é ir de encontro ao servidor, ao militante, ao usuário, dar maior efetividade nas ações, não somente na RMR, mas sim ampliar serviços e partir para o interior formando e capacitando parceiros no atendimento ao cidadão.
Ele destacou ainda que as atividades serão realizadas ao longo da semana de forma ampla, com atividades desenvolvidas junto a conselhos de idosos; agentes de defesa social; juventude; movimento LGBT; povos tradicionais; polícias e órgãos de segurança; conselhos tutelares; prefeituras; câmaras municipais e momentos com a sociedade civil.
Seminário Regional – Ao final de cada semana de atividades é realizado o seminário Intitulado Pernambuco e o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III). A proposta para 2012 é focar o PNDH III para estabelecer debate com a sociedade civil e representantes de órgãos estatais locais para fortalecer e estimular a defesa dos Direitos Humanos nas Regiões de Desenvolvimento e preparar este público para a próxima conferência Estadual.
O próximo seminário ocorrerá no dia 10 de agosto, das 08h às 17h, na Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), em Araripina. Ao todo serão 12 seminários culminando em setembro no Recife.
Assessoria de Imprensa da SEDSDH