A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) realizou mais uma sequência de serviços voltados para as políticas de primeira infância durante 10ª edição do programa de Governo Itinerante ‘Sergipe é aqui’, que aconteceu dia 24, no município de Capela, no leste do estado. A pauta vem ganhando mais força a cada edição e atraindo mais público.
Tornando-se uma marca registrada da Seasc, o Cine POP dos Direitos Humanos amplia o debate sobre o papel da criança na construção do seu próprio desenvolvimento e da sociedade à qual faz parte. No ‘Sergipe é aqui’ a atividade atende especialmente crianças de 6 a 12 anos, com exibições de filmes específicos para a faixa etária que discutem temas importantes, como bullying e direitos e deveres. A atividade ganhou ampliação, sendo adicionado à grade de ações dos ‘Espaços Cuidar’ e aos abrigos assistidos pela Secretaria.
A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, explica que a ação tem cunho educativo, e que as crianças sempre se mostraram entusiasmadas e curiosas com a atividade, o que facilita o processo de diálogo e debate sobre os temas. “Elas interagem, há uma identificação com as histórias. É muito bacana, nossos serviços estão focados em fortalecer a personalidade e autonomia das nossas crianças, possibilitando que elas falem por si mesmas, e também oferecem um outro olhar para as necessidades”, destaca a gestora.
A ‘Escuta Qualificada Infantil’ é outra ação desempenhada pela pasta no ‘Sergipe é aqui’, por meio da qual é construído um espaço de ampliação, acolhimento e compreensão das opiniões e desejos das crianças. A atividade é baseada no Marco Legal da Primeira Infância, que dispõe sobre as políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos, e vem sendo desenvolvida pela Seasc nos municípios sergipanas, com o objetivo de orientá-los a compor o Plano Municipal da Primeira Infância.
A ação é realizada por uma equipe formada por quatro pessoas: o sistematizador, o coordenador, o observador e o responsável pela logística da sala, que participaram da qualificação nacional na área. Sendo assim, o objetivo da roda de conversa é orientar os técnicos da rede municipal de Assistência Social de cada cidade, para que eles possam desenvolver suas próprias escutas.
Segundo a psicopedagoga da rede municipal de Capela, Aline Oliveira, a atividade amplia a visão dos colaboradores acerca do serviço. “É muito grandioso para o desenvolvimento da infância. São atividades lúdicas que atraem a atenção das crianças, as crianças participam. O Município e o Governo do Estado estão de parabéns. Estou encantada com as atividades, e muito feliz, pois é com essas ações que podemos trabalhar a parte das emoções, a parte afetiva da criança, e podemos ajudar não só a criança, como também a família”, refletiu a profissional.
Além desses serviços, foram disponibilizadas ações lúdicas como o ‘Arte pela Inclusão’, que oferece oficinas de pintura com o objetivo de proporcionar o contato com a arte para a população mais vulnerável e criar possibilidades para o desenvolvimento de grandes talentos, e a atividade sensorial no circuito de Segurança Alimentar.