Por meio de um trabalho pioneiro, o Governo de Sergipe, por intermédio das secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), foi lançada a terceira fase do programa ‘Trabalho digno transforma’. Por meio do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), foram realizados cadastramentos do público LGBTQIAPN+ para vagas de capacitação e inserção no mercado de trabalho.
Historicamente marginalizado, esse grupo ainda encontra desafios para conseguir vagas formais de emprego. No Brasil, apenas 25% dessa população conseguem empregos formais, sendo a situação ainda mais grave para as pessoas trans. Nesse sentido, a secretária de estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destaca que a ação é muito importante porque traz um esforço efetivo e inclusivo do poder público para essa população, por meio de oportunidades de trabalho e qualificação profissional.
“Estamos trabalhando para fortalecer ações que buscam atender as demandas do público LGBTQIAPN+ . Acreditamos no potencial de todas as pessoas, com esse projeto queremos aflorar suas potencialidades, trazê-las para o mercado de trabalho com dignidade, autonomia e independência financeira”, declara a secretária.
De acordo com o coordenador de Políticas Públicas para a População LGBTQIAPN+ da Seasic, Jonathan Lucas, o objetivo do programa é enfrentar a situação de vulnerabilidade e os baixos números da empregabilidade para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e outros grupos.
“Esta ação é o primeiro passo do encaminhamento, mas anteriormente tivemos a busca dos currículos e também a capacitação dos profissionais para receber nossa população. Então, o NAT hoje traz uma ação especial, um dia D, mas esse fluxo de encaminhamento será contínuo. Esta é a primeira de uma ação, e daqui para a frente a gente vai continuar nesse processo, mantendo esse contato, em busca das vagas afirmativas no NAT”, explicou o coordenador.
O secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, destacou as políticas governamentais de geração de emprego e renda, um dos principais objetivos do Governo do Estado. “Todo o governo trabalha em parceria para gerar oportunidades para os sergipanos. Nós estamos vivendo um momento muito importante da nossa história na geração de emprego e renda, e não adianta nós termos diminuída a taxa de desemprego se o emprego que está sendo gerado não for para todos e para todas. Esse é um esforço conjunto de todo o governo”, pontuou o secretário.