Com a participação de representantes de 13 municípios sergipanos, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou o encontro de Municípios Prioritários (MUPs). O objetivo da reunião foi promover o apoio técnico para superação de dificuldades na gestão e execução do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.
No evento, estiveram presentes representantes de Aracaju, Canhoba, Estância, Japoatã, Neópolis, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pedra Mole, Ribeirópolis, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão e Tobias Barreto. Esses municípios receberão suporte especializado para as vulnerabilidades identificadas.
A iniciativa MUPs foi lançada em 2014, com o intuito de auxiliar municípios que não alcançaram os objetivos definidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A coordenadora do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família da Seasic, Tatiana Müller, descreve que no MUPs é buscado o fortalecimento da comunicação intersetorial do Bolsa Família nos municípios que não atingiram os índices recomendados pelo MDS.
“Participaram coordenadores municipais do Programa Bolsa Família, do Cadastro Único, técnicos da vigilância socioassistencial, representantes da Saúde e Educação no Programa Bolsa Família, também alguns secretários de assistência social dos municípios. É de suma importância para fortalecer essa necessidade de atuar em equipe e traçar um plano de trabalho para aumentar os índices prioritários elencados pelo MDS”, acrescentou.
A Secretária Municipal de Assistência Social de Estância, Gabriela Meneses, considera o MUPs como um momento importante para a troca de conhecimentos. “Aqui a gente pode conhecer a realidade de outros municípios para construir soluções de formas conjuntas. Saímos com muita bagagem de aprendizado para colocar em prática nos nossos municípios”, descreve.