A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Politica de Assistência Social, realizou dia 23, na Escola do SUAS/MS – Mariluce Bittar, a “Oficina de Formação Profissional na área da Proteção Social Básica/SUAS”, direcionada aos técnicos que estão há menos de dois anos nos serviços do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O objetivo é ampliar o conhecimento dos trabalhadores que atendem diretamente os usuários da política da Assistência Social e contribuir para que os municípios disponham de opções de abordagens metodológicas para os atendimentos, alinhando as diretrizes nacionais dessa política e direcionando para o fortalecimento da cidadania.
O acompanhamento consiste em um conjunto de intervenções, desenvolvidas de forma continuada, a partir do estabelecimento de compromissos entre famílias e profissionais, com objetivos a serem alcançados a fim de superar gradativamente as vulnerabilidades vivenciadas e para acesso a direitos. O que resulta na melhoria da qualidade de vida das famílias acompanhadas e no fortalecimento da capacidade crítica e autonomia.
Esta oficina pretende estimular a reflexão sobre o trabalho ao defender o protagonismo de um processo de acompanhamento familiar crítico como um esforço de defesa da concepção ampla da cidadania prevista na Constituição Federal de 1988.
Assessoria de Comunicação da Sedhast/ Texto: Solange Mori