Noticias pelos estados

Secretários defendem luta pelos direitos conquistados

“O Encontro deixa uma contribuição importante para a Assistência Social e um estímulo ainda maior para todos nós, secretários, atuarmos em nossos estados. De tudo o que foi discutido, fica uma certeza: temos que lutar para evitar retrocessos”. Essa é a avaliação que o presidente do Fórum Nacional de Secretarios(as) de Estado da Assistência Social, Josbertini Clementino, fez no encerramento do lll Encontro Nacional do Fonseas, nesta quarta-feira(10), em Brasília{DF).

Para Josbertini, o encontro foi importante para discutir o presente, vislumbrando o futuro, mas a curto prazo. “Foi muito importante os debates aqui realizados e uma proposta é fazer outro encontro deste porte até o fim do ano” afirmou.

O evento reuniu, durante dois dias, secretários e representantes de 25 estados e do Distrito Federal. As discussões giraram em torno do. fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social {Suas), os reflexos que os ajustes econômicos têm causado nas ações sociais realizadas nos estados e as perspectivas diante da probabilidade de mudanças na área previdenciária e trabalhista.

Quatro mesas de discussões foram realizadas, sendo a que mais causou participação da plenária foi a que contou com a presença da professora Ieda Castro, ex- Secretária Nacional de Assistência Social, exatamente a ultima do evento. Ela sensibilizou, de forma apaixonada, todos os participantes ao relembrar as conquistas já obtidas no Suas e convocando-os a lutar pela garantia dos direitos já obtidos, sem que haja retrocesso na area social. “Quase 30% dos gestores municipais não conhecem a política de Assistência Social, pois normalmente os indicados são de fora da área. Essa qualificação pode ser uma meta dos secretários de estado” afirmou ela.

O Encontro contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que acompanhou a posse da diretoria do Fonseas, reeleita para mais um mandato sob o comando do presidente Josbertini Clementino. O ministro fez um resumo das ações do ministério. “Todo nosso empenho tem sido em fortalecer a gestão compartilhada em uma parceria com estados e municipios” ressaltou.

 

da Assessoria de Comunicação do Fonseas/Fotos: Rogério Rodrigues