A convite do Conselho Municipal de Assistência Social de Araucária, a secretaria nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, abre a Conferência de Assistência Social do município de Araucária, no Paraná, nesta sexta-feira (29). O debate deste ano, em todo o País, trata dos avanços na consolidação do Suas, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios.
Nas conferências, governo e sociedade civil discutem as prioridades nas políticas públicas de assistência social para os anos seguintes. Em 2011, gestores, trabalhadores e usuários da área estão debatendo a gestão estratégica do trabalho, a qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, a participação popular, o controle social e a importância do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
Desde maio, os municípios brasileiros estão realizando as conferências municipais, prévias para as estaduais. Nos encontros, são eleitos delegados que levarão os resultados das discussões para a Conferência Nacional de Assistência Social, marcada para o período de 7 a 10 de dezembro.
A mobilização nacional é feita pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) em parceria com o MDS.
Dados – O município de Araucária tem 5,1 mil famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e 1,5 mil pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O MDS repassou, de janeiro a maio deste ano, R$ 334 mil, através de cofinanciamento federal, para apoio nos serviços de proteção social básica e especial ofertados nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da cidade.
Fonte: ASCOM / MDS