Noticias pelos estados

SÃO PAULO – Força Tarefa de Santa Catarina visita equipamentos da Política Sobre Drogas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social

A Força-Tarefa, Orientação e Apoio às Pessoas em Situação de Rua (DOA), de Santa Catarina, visitou dois equipamentos inovadores do Governo de SP no tratamento da dependência química na capital. A agenda teve início na zona norte da capital, onde a equipe formada por promotores, delegados e coronéis conheceu a Casa Terapêutica para o público feminino e LGBTQIA+. A nova metodologia da atual gestão oferece apoio especializado para pessoas com longa vivência nas cenas abertas de uso.

Para terem mais compreensão do funcionamento dos equipamentos, a coordenadora da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (COED), Eliana Borges, que representou a secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, acompanhou o comitê da Força-Tarefa durante as visitas.

“Essa visita é extremamente importante, pois possibilitou uma troca de experiências entre nós, para que a gente possa somar os resultados positivos. Em breve iniciaremos um acordo de cooperação para troca de tecnologias sociais”, compartilhou Eliana.

No Espaço Prevenir do Tatuapé, na zona leste, focado na prevenção com atendimento psicossocial às famílias de dependentes químicos e às pessoas que concluíram ou estão em fase final de tratamento, os representantes ouviram sobre a importância deste tipo de acolhimento. “A qualidade é excelente! Observamos resultados positivos dessas práticas aqui em São Paulo e pretendemos levar essas metodologias para o município de Florianópolis e também para o estado de Santa Catarina”, afirmou o delegado Wanderley Redondo, reconhecendo os esforços do Governo de São Paulo.

A Força-Tarefa de Santa Catarina reafirmou a importância da cooperação e da troca de conhecimentos para o aprimoramento das políticas públicas de assistência social e tratamento da dependência química.

Ao concluir a visita aos equipamentos, o Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Daniel Paladino, destacou a relevância e o impacto das ações realizadas pela SEDS. “Viemos com grande expectativa para esta visita e percebemos que essas experiências vencedoras foram além do que esperávamos. Encontramos aqui um trabalho bem estruturado e sólido, o que nos motiva a replicar esse programa em Santa Catarina. Além disso, esta visita abriu um importante canal com São Paulo, que é essencial manter ativo”, destaca.

Fonte: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/