O Governo de Roraima iniciou a construção do prédio que abrigará os serviços do Centro Socioeducativo (CSE). A nova estrutura fica localizada nas imediações da RR-321 e contempla todas as orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), com área total de quase 4 mil metros quadrados.
O espaço possui sete blocos distintos e mais estacionamento, posto para a Polícia Militar, auditório para 144 pessoas, local para visita íntima, campo society, quadra poliesportiva coberta e mais área livre para posterior ampliação e desenvolvimento de atividades como a horticultura. A previsão é que a nova unidade entre em funcionamento no primeiro semestre de 2013.
“Este é um investimento de alto nível que colocará Roraima na condição de referência no cumprimento da nova lei do Sistema Socioeducativo. As novas instalações do CSE foram totalmente projetadas dentro das orientações do SINASE e além de mais segurança e conforto, permitirá a inclusão de novas atividades no cotidiano dos adolescentes atendidos na Unidade”, afirmou a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento e coordenadora das ações sociais do Governo, Shéridan de Anchieta.
O Centro Socioeducativo Homero Cruz completará no dia 9 de julho, 16 anos de implantação. A unidade foi inaugurada em 1996, cumprindo as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) referentes ao cumprimento de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade. Atualmente, 25 adolescentes são atendidos no Centro.
Estrutura – Na entrada principal do prédio ficará instalado o Posto da Polícia Militar cobrindo a área do acesso único de pessoas. O local, que é destinado à guarda de pertences, revista e controle de visitantes, possui banheiros, área de espera coberta e sala de apoio para os monitores.
O Bloco 1 é destinado à sede administrativa e aos serviços de saúde com consultório médico, odontológico, duas salas de observação, banheiro, sala de reunião e a sala de curativo, coleta e vacina.
O Bloco 2 concentra a ala feminina com capacidade para atender até 10 adolescentes. O espaço fica totalmente isolado da ala masculina e possui sala para monitores, sala de atendimento, sala de recreação com TV e jogos, além dos dormitórios, banheiros e lavanderia. O bloco é adaptado também a casos especiais para atender a pessoas com deficiência física e adolescentes com recém-nascidos ou bebês em processo de amamentação.
O Bloco 3 é destinado ao espaço Ecumênico, onde serão realizadas os cultos e atividades coletivas de convivência. O espaço fica localizado entre as alas masculinas e femininas e dá acesso também ao refeitório. A ala masculina fica concentrada no Bloco 4, com estrutura similar a da Ala Feminina, distribuída em dois módulos, com capacidade total para atender até 30 adolescentes.
O Bloco 5 é destinado à direção pedagógica, com duas oficinas, um depósito, duas salas de aula, uma biblioteca com sala de leitura, sala para a direção pedagógica, sala de informática, de professores, banheiros, sala de avaliação física e um depósito para materiais didáticos e esportivos.
O refeitório está localizado no Bloco 6 e compreende uma área coberta de 278 metros quadrados que inclui uma cozinha industrial, sala de nutricionista, despensa para mantimentos, duas câmaras frias e sanitários de serviço e lixo. No Bloco 7 fica o setor de acolhimento.
ASCOM SEPHD/SETRABES