Para marcar a data o Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos organizou uma roda de conversa nessa terça-feira (25) para avaliar os avanços e os desafios do poder público e da sociedade sobre o tema. A iniciativa conta com as parcerias do Conselho Estadual de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra (CODENE) e da Ong União de Negros pela Igualdade (Unegro).
A Roda de Conversa, que ocorre no auditório do prédio Anexo da SDSTJDH, na rua Miguel Teixeira, 86, no bairro Cidade Baixa em Porto Alegre, das 14:00 às 17:00 horas, terá como palestrantes a presidente da Unegro, Flaviana Paiva; a vice-presidente do Conselho Estadual do Povo de Terreiro, Sandrali de Campos Bueno; a representante da Central Única de Favelas (CUFA), Ivanete Soares; a prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva; e a vereadora de Pelotas, Daiane Dias.
Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha
Em abril de 2014 a Câmara dos Deputados, aprovou a proposta do Senado que institui o dia 25 de julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Foi aprovada também, a inclusão, no calendário comemorativo brasileiro o 25 de julho Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Com esses projetos de lei aprovados, o Brasil reafirma a importância da data que foi instituída no calendário feminista no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, que aconteceu em 1992, na República Dominicana.
da Ascom/SDSTJDH