Noticias pelos estados

RIO GRANDE DO SUL – Sedes e MPRS instalam comitê sobre acolhimento familiar

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) participou da reunião de instalação do Comitê Gestor Interinstitucional para expansão do Serviço de Acolhimento Familiar, juntamente com o Ministério Público do Rio Grande do Sul. O Comitê foi criado durante o I Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, realizado em abril de 2024 no município de Restinga Sêca, quando foi assinado o termo de cooperação entre a pasta e o MPRS.

A união de esforços entre as instituições participantes se dará por meio de eventos de formação e treinamentos, estaduais e regionais, promovidos pelo Departamento de Assistência Social da Sedes (DAS). O foco das capacitações será a intersetorialidade como política de atendimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a prioridade do serviço de acolhimento em família acolhedora.

“É preciso que se chame a atenção das instituições públicas e dos municípios sobre a importância do Família Acolhedora para a sociedade, para que tenhamos um melhor cuidado com a proteção das crianças. Essa união de esforços vai permitir uma ampliação do programa no estado do Rio Grande do Sul”, destaca o titular da Sedes, Beto Fantinel.

A promotora de Justiça Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, afirmou que o acolhimento familiar tem um papel importante na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, porque proporciona um ambiente estável, com cuidados e afeto, enquanto se busca uma solução definitiva, como o retorno à família de origem ou adoção. E destacou que essa união de esforços com o governo do estado é necessária para levar o serviço a todos os municípios.

Também representando o MPRS estavam a subprocuradora geral de justiça para assuntos institucionais, Isabel Barrios e as promotoras da Infância e Juventude, Cinara Vianna Braga e Carla Souto.

Fonte: https://social.rs.gov.br/