O Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (CEIPI) recebeu, na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o núcleo de pesquisas do Laboratório de Desigualdades, Pobreza e Mercado de Trabalho da PUCRS – Data Social. No encontro, foi apresentado o estudo “Pobreza Infantil no Rio Grande do Sul entre 2012 e 2022”, que analisa dados sobre a incidência de pobreza e extrema pobreza entre crianças de zero a cinco anos e as possíveis associações financeiras, familiares e de escolaridade.
Para o vice-governador Gabriel Souza, que coordena os projetos pela primeira infância por meio do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), os resultados da pesquisa complementam os indicadores já monitorados pelo governo do Estado e que contribuem para ampliar os cuidados com a faixa etária. “O estudo da PUCRS traz uma radiografia da primeira infância no Rio Grande do Sul, somando-se a outras ferramentas, como o Dashboard da Primeira Infância, para desenvolvermos e qualificarmos as políticas públicas para as crianças, desde a gestação até os seis anos de idade”, explica.
O secretário da Sedes, Beto Fantinel, ressalta que “a proteção e o estímulo na primeira infância são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças. Através dos programas Mãe Gaúcha, RS Nutrir Infâncias e Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz oferecemos um olhar especial para a infância”, conclui.
Fonte: https://social.rs.gov.br/