A Câmara de Assessoria Técnica (CAT) do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (FONSEAS) reuniu-se, na última terça-feira (2/9), para debater a divulgação da metodologia que orientará os próximos encontros regionais da assistência social.
O colegiado destacou a necessidade de adequações às especificidades locais e ressaltou a participação técnica como condição fundamental para garantir debates consistentes e produtivos.
Entre os temas centrais, foram discutidos o papel dos estados e o desenvolvimento regional no cenário orçamentário, fiscal e tributário brasileiro, além de questões relacionadas à consolidação e ao reposicionamento do pacto federativo.
A reunião evidenciou o esforço conjunto dos estados em fortalecer os espaços de pactuação e participação, reafirmando o papel estratégico do FONSEAS na consolidação de uma política pública sólida e inclusiva.
Participaram da reunião da Câmara de Assessoria Técnica (CAT): Cleres Alvarenga Cavalcante, Francisca das Chagas F. Vieira, Pâmella Torres de Deus, Selma Deane de Lima Melo, Taciana Silvestrini, Miranir Alcântara, Renata Mareziuzek, Tatiane Magalhães, Thauan Pastrello, Geovana Marinot, Sueneide Araújo e Luis Xavier, além de Cinthia Barros dos Santos Miranda, coordenadora-geral do Serviço de Situações de Calamidades Públicas e Emergências no SUAS, e Regis Aparecido Andrade Spíndola, diretor do Departamento de Proteção Social Especial.
Texto e fotos: Luis Xavier/Fonseas