Com o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios provocados pelo trabalho de crianças e adolescentes, o Raposão, mascote do Cruzeiro Esporte Clube, participou nesta terça-feira, no Centro de Convivência da Cidade Administrativa, da campanha “Vamos Juntos dar um Basta ao Trabalho Infantil”, promovida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). No evento, foram distribuídos folhetos informativos enquanto o Raposão tirava fotos com os servidores.
Para Simone Albuquerque, subsecretária de Assistência Social, a participação dos mascotes na campanha é simbólica. “É importante essa ideia, pois dá muita visibilidade para as crianças, os pais e os torcedores de uma forma geral. Então simboliza o time como um todo, tanto os jogadores, quanto os torcedores”, explica.
A campanha da Sedese, cujo material publicitário já foi enviado também aos municípios mineiros, busca desmistificar o trabalho infantil. Um deles é a afirmativa de como o de que o trabalho da criança e do adolescente ajuda a família, de que é melhor trabalhar do que ficar nas ruas, que crianças que trabalham ficam mais esperta, e o de quem começa a trabalhar cedo garante o futuro.
Além da visita do Raposão, a campanha já contou com a participação dos mascotes do Atlético e América Mineiro, assim como de jogadores e do rapper Flávio Renegado. A ação integra outras medidas de combate ao trabalho infantil. Segundo Lúcia Elena Rodrigues, diretora de Gestão de Medidas Socioeducativas e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o enfrentamento ao trabalho de crianças e adolescentes é uma ação contínua dentro da política de assistência social.
“Fazemos um acompanhamento permanente, sobretudo nos 72 municípios no estado de Minas Gerais com o maior índice de trabalho infantil, para que essas ações sejam continuadas, a partir de um plano de ação que os municípios são obrigados a elaborar e a executar nos 12 meses do ano”, completa Lúcia.
Janaína Furtado, assistente executivo de Defesa Civil, considera essa iniciativa relevante. “Eu acho muito bacana o trabalho que a Sedese está fazendo em parceria com os times de Minas Gerais (Cruzeiro, Atlético e América). E eu acho que é muito importante, porque a gente tem que estar unido no combate ao trabalho infantil. Tem que divulgar mesmo, em todo o estado de Minas Gerais. E os servidores também têm que se conscientizar, têm que denunciar quando houver”, afirma.
Lançada em junho deste ano, a campanha já é avaliada positivamente pela subsecretária. “Meu balanço é extremamente positivo. Porque nós conseguimos não só veicular na mídia formal, mas também no campo de futebol, e isso foi retratado em todos os municípios. E principalmente, eu acho, porque mobiliza também os trabalhadores do Suas e os secretários municipais. Nós fizemos um encontro aqui em Belo Horizonte, com os municípios com maior incidência no trabalho infantil em Minas, que ao todo são 72, então isso dá uma reforçada geral.”, conclui Simone Albuquerque.