Representantes dos 26 estados e do Distrito Federal se reuniram para abrir oficialmente os debates sobre os 20 anos de consolidação do SUAS — um marco para a política de Assistência Social no Brasil.
Encontros Regionais Notícias Noticias pelos estados

Primeiro dia do Encontro Nacional FONSEAS – Espírito Santo 2025 reúne estados em debates sobre pacto federativo e 20 anos do SUAS

O Encontro Nacional do FONSEAS – Espírito Santo 2025 teve início nesta quarta-feira (26), em Vitória, reunindo representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal para marcar os 20 anos de consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com o tema “O protagonismo dos Estados e as diversidades regionais nos 20 anos de consolidação do SUAS: pacto federativo, desenvolvimento e combate às desigualdades regionais”, o primeiro dia de atividades foi dedicado a discutir os desafios e perspectivas da política de Assistência Social em uma perspectiva federativa.

A programação começou às 8h30, com credenciamento e apresentação cultural, seguida da Mesa de Abertura, que formalizou o início dos trabalhos. Durante a manhã, o painel com Cyntia Grillo, presidente do FONSEAS, e André Quintão, secretário nacional de Assistência Social do MDS e representante do Congemas, abordou questões centrais sobre democracia, relações intergovernamentais e o processo de consolidação do SUAS.

No período da tarde, a Mesa 1, conduzida por André Quintão e Roberta Mustafa, aprofundou as discussões sobre a relação entre os entes federados, destacando avanços e desafios da descentralização político-administrativa. Em seguida, o Painel Internacional, com especialistas de Portugal e Colômbia, apresentou uma análise comparada sobre proteção social e governança territorial na América Latina e Europa, ampliando o olhar sobre arranjos institucionais e estratégias de gestão.

O primeiro dia do evento foi encerrado com o lançamento da 7ª edição comemorativa da Revista Gestão Social, publicação que registra análises, experiências e perspectivas sobre a política de Assistência Social em âmbito nacional.

Com intensa participação e diálogos qualificados, o encontro segue até sexta-feira (28), com programação dedicada a financiamento, desigualdades regionais, sínteses estaduais e a leitura da Carta de Vitória.