O Governo de Pernambuco prorrogou as inscrições para o Programa de Formação em Prevenção Social à Violência, voltado a municípios e/ou distrito estaduais. O novo prazo agora segue até as 23h59 do dia 15 de novembro. O edital está disponível e as inscrições acontecem online, através deste link, e devem ser feitas pelo secretário responsável pela elaboração de planos e estratégias relacionados à prevenção da violência em seus territórios.
Serão selecionados 15 municípios, com três vagas disponibilizadas para cada um deles, totalizando 45 participantes. Clique para ver o detalhamento do conteúdo das aulas.
A iniciativa se dá por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), e de sua Secretaria Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência (SEAPREV), em parceria com as secretarias de Defesa Social e da Mulher. A formação tem como objetivo possibilitar aos municípios e distritos orientações aprofundadas sobre segurança cidadã, multicausalidades da violência, urbanismo social e demais áreas relacionadas, além de ofertar assessoramento técnico para o desenvolvimento de planos e estratégias de prevenção social em suas regiões, a serem posteriormente fomentados pela gestão estadual.
A ação está alinhada à Política Estadual de Prevenção Social ao Crime e à Violência, que visa fortalecer as capacidades dos territórios municipais na compreensão dos multifatores ligados a cenários de crime e violência. A formação terá participação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
O resultado da seleção será divulgado até 21 de novembro de 2023, no site e perfis oficiais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas nas redes sociais. Os selecionados serão informados por e-mail e deverão confirmar sua participação até 24 de novembro. Caso não seja feita a confirmação, o município ou distrito terá sua vaga automaticamente remanejada para as candidaturas presentes na lista de espera.