O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), realizou, o primeiro encontro da edição estadual do FNAS Pelo Brasil, iniciativa nacional que tem como objetivo qualificar, orientar e prestar assessoramento técnico aos gestores municipais e estaduais sobre a gestão financeira dos Fundos de Assistência Social. Realizado em parceria com o Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), o evento reuniu mais de 300 gestores, técnicos e representantes municipais no Cine-Teatro Samuel Campelo, em Jaboatão dos Guararapes.
Referência no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Pernambuco reforça seu protagonismo no diálogo permanente com os municípios e na defesa de uma gestão pública eficiente, transparente e qualificada. A realização do evento em dois momentos — o segundo agendado para o dia 12 de agosto, em Petrolina — tem como proposta facilitar a participação dos municípios pernambucanos, ampliando o alcance da capacitação e garantindo que as orientações cheguem a todas as regiões do estado.
A programação do encontro contemplou temas estratégicos para o dia a dia da gestão orçamentária e financeira da assistência social, como a execução dos recursos federais, a prestação de contas, as Portarias nº 1043 e 1044/2024, além da divulgação do novo Selo FNAS. Técnicos da Coordenação-Geral de Orçamento e Financiamento (CGOF) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome conduziram as formações e prestaram atendimento técnico individualizado aos municípios, tirando dúvidas e orientando sobre instrumentos como o PPA, a LDO, a LOA e o QDD.
Para a secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco, a iniciativa reflete o compromisso do governo estadual em assegurar que os recursos destinados às políticas públicas cheguem, de fato, às famílias que mais precisam. “Pernambuco tem um histórico de diálogo aberto, escuta qualificada e parceria com os municípios e com o Governo Federal. Capacitar, orientar e ouvir os gestores é garantir que as políticas públicas sejam executadas de forma eficaz e eficiente. O FNAS Pelo Brasil chega para somar a esse esforço e reforçar o compromisso com uma assistência social forte e presente em todos os territórios”, destacou.
A edição pernambucana do FNAS Pelo Brasil evidencia o papel do estado como referência nacional em articulação e qualificação contínua de suas equipes de gestão, reforçando a importância de espaços de formação e escuta ativa para o aprimoramento das políticas públicas de assistência social.
Fonte: https://www.sas.pe.gov.br/