Noticias pelos estados

PERNAMBUCO- I Ciclo de Formação Continuada da SAS aborda modalidades dos serviços de acolhimento em Pernambuco

A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) realizou, mais uma etapa de seu I Ciclo de Formação Continuada. O assunto abordado foi “Modalidades dos Serviços de Acolhimento”, com palestra conduzida por Viviane Wanderley, superintendente de Proteção Social da SAS.

Processos para acesso, duração dos acolhimentos e encaminhamentos posteriores estiveram entre os tópicos apresentados. Ainda, os públicos atendidos pelas diferentes modalidades, a exemplo de mulheres vítimas de violências, crianças e adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

“Quem trabalha em espaços de acolhimento precisa ser devidamente orientado e estar muito consciente de seu complexo papel de cuidado. Isso porque as vivências cotidianas podem surpreender e se diferenciar bastante de quando abordamos tecnicamente as teorias”, destacou Viviane Wanderley.

A técnica de vigilância socioassistencial da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS) da SAS, Rhaiana Duarte, participou da capacitação e acentuou a importância da abordagem. “Me chamou a atenção tanto as melhorias conquistadas nas estruturas físicas das casas de acolhimento quanto a maior atenção dada aos contextos pessoais dos acolhidos. A valorização das equipes é outro ponto fundamental e que se reflete no sucesso dos serviços”, disse.

A programação do I Ciclo de Formação Continuada da SAS tem acontecido desde agosto e segue até novembro. O intuito é aperfeiçoar os conhecimentos das equipes sobre a assistência social, o combate à fome e as políticas sobre drogas, abordando temas relevantes e fortalecendo as competências dos profissionais envolvidos. Medidas protetivas para crianças e adolescentes e informações e atualizações sobre o Programa ATITUDE são alguns dos pontos já discutidos.

Fonte: https://www.sas.pe.gov.br/