Na ocorrência de um sinistro que afete a vida de famílias e acarrete perdas totais ou danos parciais, a Secretaria, em parceria com as prefeituras municipais, garante o auxílio, pago por três meses, no valor de um salário mínimo.
“Há cerca de dois meses atrás, treze casas foram incendiadas aqui no bairro e hoje nós viemos aqui entregar este benefício para minimamente reconstruir as suas vidas. Nós queremos aqui nos solidarizar e agradecer a compreensão, toda a contribuição na viabilização desse auxílio que é tão importante nesse momento de dificuldade”, pontuou o diretor de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza, Ricardo Ganzer.
O recurso estadual é extremamente importante para ajudar a recompor e reorganizar a vida de quem perdeu tudo. No primeiro semestre de 2024, cerca de 1.075 famílias, vítimas de sinistros e/ou calamidade pública, foram contempladas com o benefício.
Ao ser acionada durante o ocorrido, a Seaster articula e orienta a formulação de um relatório social emitido pela Funpapa com o detalhamento das informações relacionadas aos atingidos. Após a emissão deste relatório, a Secretaria dá início ao processo de concessão do benefício eventual.