A consultora para a América Latina do Modelo Canadense de Aprendizagem TriOptimal, Elnora de Paiva Ayres, está no RS para contatos visando a implantação do programa em parceria com o Governo do Estado (SDSTJDH e SEDUC). Hoje (21) ela participou de reuniões na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos para detalhar o modelo.
Conforme a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SDSTJDH, Maria da Graça Paiva, o modelo TriOptimal poderá ser utilizado no estado para a capacitação de profissionais que atuam na identificação de crianças com dificuldade de aprendizagem ou com alguma deficiência. Elnora de Paiva Ayres, além de contato com a secretária Maria Helena Sartori e com a diretora Maria da Graça, esteve com o coordenador do Escritório de Projetos da SDSTJDH, Aldo Peres, responsável pela implementação do Programa de Oportunidades e Direitos/BID.
O modelo de aprendizagem TriOptimal centra-se na interseção entre o apego, a neuroplasticidade e a teoria ecológica em termos de realização acadêmica e bem-estar emocional social, conceitos centrais que ajudam um indivíduo a superar barreiras de aprendizado e bem-estar. O modelo se expandiu para atender às necessidades sociais emocionais das crianças e aquelas que influenciam no seu bem-estar geral.
O modelo baseia-se em décadas de pesquisa acadêmica e clínica (teoria do anexo, teoria ecológica e neuroplasticidade), aplicação pessoal, e ajuda com sucesso as crianças com dificuldades de aprendizagem a superar seus desafios e ter sucesso em sua aprendizagem.
da Ascom/SDSTJDH