O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, apresentou projeto para criação de uma câmara intersetorial de enfrentamento à violência no Rio Grande do Sul. A proposta do Ministério da Justiça foi explicada por Terra para o vice-governador do estado, José Paulo Cairoli, representantes das secretarias estaduais de Segurança Pública e de Educação, da comissão de segurança da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Segundo o ministro, o modelo de atuação deve servir de base para uma política nacional contra a violência. “A violência não é só um problema de segurança. É também da área social, da saúde e da educação. O governo federal está criando um programa de enfrentamento dessa grave epidemia. Vamos integrar também as ações com os governos estaduais para reduzir essa grave epidemia”, afirmou.
A ideia é que a câmara intersetorial identifique áreas onde há maiores índices de violência e atue no enfrentamento do problema. A ação planejada, integrada e permanente, disse Terra, é fundamental para enfrentar os índices crescentes de violência. Ele citou as ações desenvolvidas no Rio Grande do Sul quando foi secretário de saúde. “Entre 2007 e 2010, conseguimos uma redução de quase 17% no número de homicídios, o que mostra que é possível focalizar a ação e agir de forma integrada”.
O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, destacou que só unindo esforços será possível enfrentar a criminalidade. “Estamos elaborando juntos políticas públicas que envolvam os governos federal, estadual e municipais. Também vamos trabalhar na prevenção com as crianças e jovens no sentido de construir uma cultura de paz”.
A proposta construída no Rio Grande do Sul será apresentada em uma reunião entre secretários estaduais de segurança e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, marcada para a próxima semana em Brasília.
da Assessoria de Comunicação do MDSA