Semana Estadual das Juventudes será realizada de 12 a 18/8, com programação na capital mineira e também em cidades do interior do estado. As ações, elaboradas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos (Subdh), contam com parceria do Conselho Estadual da Juventude (Cejuve), das Secretarias de Estado de Educação (SEE), e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Fundação Roberto Marinho, por meio da Co.Liga, escola digital, e apoio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A agenda oferece serviços como segunda via de documentos e encaminhamento de currículos por meio do Sine, além de vasta programação educativa e cultural.
Durante toda a semana, jovens mineiros poderão participar de eventos e discutir com gestores e sociedade civil medidas para o enfrentamento de situações de vulnerabilidade social entre a juventude. Temas como participação social, saúde sexual e mental, dignidade menstrual, empregabilidade, empreendedorismo e acesso à cultura serão abordados por meio de palestras, exposições, feira, oficinas e jogos que consideram as especificidades, diversidades e pluralidades dos jovens mineiros. Como resultado, a expectativa é a construção conjunta e execução de políticas públicas que sejam alinhadas às demandas das juventudes, baseadas em evidências efetivas, visando a transformação social.
A abertura oficial da Semana será na quarta-feira (16), às 9h, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), em Belo Horizonte. Estará presente a secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Social, Mariana de Oliveira Pimentel, que enfatiza a relevância do evento, com a participação dos jovens como atores protagonistas na construção de ações efetivas para o desenvolvimento social da população do estado.
“Construir políticas públicas de forma transversal é sinônimo de sucesso nas entregas. Juntos, órgãos governamentais, iniciativa privada e sociedade civil chegaremos mais longe. A Semana Estadual das Juventudes se propõe a estreitar laços com os jovens mineiros, apresentar ações e discutir temas voltados para este grupo, que exerce fundamental importância para o processo de mudança e evolução da sociedade como um todo”, ressalta Mariana.
Dia Internacional da Juventude
Neste sábado, (12/8) é comemorado o Dia Internacional da Juventude. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 e tem como objetivo enaltecer o papel dos jovens para gerar mudanças e conscientizar sobre os desafios da juventude.
A juventude compreende a faixa etária dos 15 aos 29 anos. Segundo o Atlas das Juventudes, 23,4% da população de Minas Gerais é de jovens.
Fonte: https://social.mg.gov.br/