Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (Ceas/MG) atinge um marco histórico ao realizar sua 300ª plenária ordinária. O encontro reuniu representantes da sociedade civil e do Governo do Estado para debater temas relevantes voltados ao aprimoramento da política de assistência social em Minas Gerais.
A realização da 300ª plenária simboliza a trajetória de diálogo e colaboração entre diferentes segmentos sociais e governamentais ao longo de quase três décadas. Realizada no último dia 20/9, a plenária discutiu o cofinanciamento para a ampliação da cobertura de média complexidade em municípios de pequeno porte e a proposta de alteração da lei que instituiu o conselho.
O presidente do Ceas, Nelson Maure, destacou a importância desse momento histórico: “A celebração desta data reafirma a relevância de um espaço de diálogo e participação para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam, de forma eficaz, às necessidades da população mineira”, afirmou Maure, que também ocupa o cargo de superintendente de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
Apoio
Além das discussões sobre os desafios e avanços na assistência social, o Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais promoveu, na mesma semana, uma capacitação voltada aos conselheiros estaduais de assistência social, com foco na gestão orçamentária e financeira na administração pública.
A iniciativa fortalece o controle social e aprimora a atuação deliberativa dos conselheiros no que diz respeito ao orçamento da política de assistência social. A capacitação é parte de um esforço contínuo para qualificar os conselheiros, ampliando seu conhecimento e garantindo maior efetividade nas deliberações e no acompanhamento das ações governamentais.
Conselho
O Ceas é um órgão superior de deliberação colegiada com a missão de garantir o controle social e a participação da sociedade civil na construção de políticas públicas mais justas e eficientes.
Ao longo de suas 300 reuniões, o Ceas tem se consolidado como um fórum de debate e deliberação fundamental para o fortalecimento da assistência social no estado. A marca alcançada reafirma o compromisso do conselho em continuar promovendo um espaço aberto e democrático, onde as vozes da sociedade civil e do poder público se unem para construir um estado mais justo, inclusivo e solidário.
Fonte: https://social.mg.gov.br/