A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Carminha Brant, participa hoje e amanhã (6) do evento “Brasil e África: Lutar contra a pobreza e empoderar as mulheres via cooperação Sul-Sul” em Moçambique. Convidada especial, Carminha apresentará a política social participativa do Brasil e o Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O tema a ser discutido no encontro será o empoderamento da mulher e sua inclusão produtiva. A ideia é sensibilizar os gestores do país, a fim de que eles compreendam o papel e o significado da proteção social para as mulheres.
“Fico muito feliz de estar participando deste encontro de sensibilização.
Seremos um exemplo de como se lida com a questão do atendimento e como empoderar a mulher”.
Os gestores de Moçambique vão apresentar à secretária Carminha o funcionamento da Secretaria dos Serviços Socioassistenciais e a estrutura dos serviços no país. Para Carminha, o encontro proporcionará a troca de conhecimento. “Quero mostrar o que o Brasil faz no trabalho de atenção às mulheres, com uma inclusão produtiva mais humana e mais reconhecida. É importante mostrar como a rede de proteção social está estruturada no Suas”, disse.
Suas
Criado em 2005, o Suas está presente em quase 100% dos municípios brasileiros. Além das 10 mil unidades públicas de atendimento, conta com aproximadamente 13 mil entidades privadas que prestam serviços socioassistenciais. O sistema garante o acesso da população de baixa renda, mais vulnerável, a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais. Com o Suas, o país abandonou a política do assistencialismo e passou a garantir direitos à população mais vulnerável.
Fonte: Ascom/MDSA