Sem categoria

MDS e INSS capacitam profissionais que atuam com pessoas com deficiência

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), promove até esta sexta-feira (26), em Brasília, capacitação dos profissionais que atuam na avaliação dos graus de impedimento das pessoas com deficiência. Cerca de 40 peritos médicos e assistentes sociais das regiões Norte e Nordeste participam dessa etapa da formação.

A ação é um dos eixos de atuação do Grupo de Monitoramento da Avaliação da Deficiência e do Grau de Impedimento (Gmadi). De acordo com a coordenadora-geral de Regulação e Ações Básicas do MDS, Léa Braga, o objetivo é aperfeiçoar os métodos adotados para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Queremos que os profissionais que atendem diretamente o público tenham informações atualizadas sobre os instrumentos de avaliação da pessoa com deficiência”, explicou.

O Gmadi foi criado em 2010 para acompanhar e aprimorar o modelo de acesso ao BPC de pessoas com deficiência. Técnicos do MDS, peritos médicos e assistentes sociais do INSS compõem o grupo.

O chefe da Divisão de Gerenciamento de Benefícios Assistenciais do INSS, Raimundo Nonato Lopes de Sousa, avalia que encontros como esse são boas experiências, pois lida com os profissionais que atuam diretamente com o público. “Esses eventos são fundamentais para promover uma interface com estados e municípios, unificando os procedimentos.”

Representante técnica da Perícia Médica da Região Norte e Centro-Oeste do INSS, Marília Gava ressalta a importância de aproximar ainda mais o trabalho dos peritos médicos e assistentes sociais. “É importante integrar a compreensão do que está sendo qualificado naquele momento por todos os profissionais”, disse, referindo-se aos graus de deficiência.

Os próximos encontros ocorrerão em novembro, em Belo Horizonte (de 7 a 9) e Florianópolis (de 21 a 23). Além das capacitações, está prevista uma reunião em 31 de outubro e 1º de novembro, para balanço das ações e análise do formulário de avaliação dos requerentes do BPC.

Ascom/MDS