O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e o prefeito de São Paulo, João Doria, assinaram nesta segunda-feira (18) portaria que destina R$ 12,9 milhões à rede de assistência social da capital paulista. O intuito é fortalecer e aprimorar o atendimento à população de rua e a dependentes químicos que vivem no município.
O recurso será repassado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) ao programa Redenção, criado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em maio deste ano, para resgatar e oferecer tratamento a usuários de drogas. Serão beneficiadas 5.400 pessoas, durante o período de seis meses.
Outra iniciativa beneficiada é o programa Vida Nova, que busca a reinserção de moradores de rua no mercado de trabalho. O programa é executado em 15 Centros Temporários de Acolhimento (CTAs) – unidades inauguradas ao longo de 2017. No total, já foram atendidos mais de 3.300 beneficiários.
Segundo Osmar Terra, novos repasses estão previstos para auxiliar o município de São Paulo no atendimento e tratamento dignos à população em situação de risco pessoal e social. “No início do ano que vem, pretendemos fazer um novo repasse. Vamos continuar apoiando o programa e as ações efetivas”, afirmou.
O prefeito de São Paulo, João Doria, destacou que o apoio do governo federal é essencial no combate ao consumo e ao tráfico de entorpecentes. “A importância não é apenas receber o investimento, mas a ação integrada”, disse.
Repassado pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), o recurso estará disponível ainda nesta semana. O MDS prestará assessoria no planejamento e na execução de todas as ações.
da Ascom/MDS