Nesta quinta-feira (18), a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin, participa de oficina preparatória para a XXI Cúpula Ibero-Americana, em Montevidéu, a partir das 18h, na sala de conferências do Hotel Radisson.
Discutir a modernização do Estado na América Latina é o objetivo do seminário internacional preparatório para a XXI Cúpula Ibero-Americana. Denise Colin, apresentará no evento a política brasileira para a área.
Durante o dia, os representantes dos países, organismos internacionais e universidades participam de uma oficina restrita. O seminário, aberto ao público, começa às 18h, com personalidades do mundo político latino-americano apresentando experiências de modernização dos países.
Denise Colin participa do painel dos ministros de Planejamento sobre “Transformação do Estado na América Latina”, junto a representantes do Chile, Equador e Costa Rica. Falará sobre a redução da pobreza e as transformações ocorridas no Brasil nos últimos anos, com destaque para o Sistema Único de Assistência Social (Suas) como eixo central de execução do Plano Brasil Sem Miséria, cuja meta é retirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza até 2014.
Organizado pela Secretaria Geral da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flasco) e a Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), com apoio do governo do Uruguai, o seminário prepara a XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que ocorrerá em Assunção, no Paraguai, nos dias 28 e 29 de outubro. Nesse evento, os chefes de Estado ibero-americanos discutirão, neste ano, o tema “Transformação do Estado e desenvolvimento”.
Os países que fazem parte da cúpula ibero-americana são Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Por: André Carvalho – Ascom / Fonseas