Integrantes da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa (CAPI) assinaram, um termo de anuência para a instituição da Rede Estadual de Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso (Renadi-MT). A assinatura ocorreu durante reunião da órgão colegiado na sede do Poder Judiciário mato-grossense.
A secretária Assistência Social e Cidadania (Setasc) e secretária executiva da Rede, Coronel Grasi Paes Bugalho, explicou que o Renadi é composto por todas as instituições que têm como missão prestar um serviço para a população idosa, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, a Defensoria Pública e diversas pastas do Estado.
“Hoje, os órgãos deram anuência ao decreto, que será publicado pelo Governo de Mato Grosso, constituindo de maneira formal essa rede que já existia e já estava dialogando, mas que agora passará a atuar de maneira formalizada. Essa é uma grande conquista. Na Setasc, temos o Ser Família Idoso, que nasceu de uma iniciativa da primeira-dama Virginia Mendes com o foco de consolidar políticas voltadas a esse público. Nossa intenção é entregar um serviço cada vez com mais qualidade”, salientou a secretária.
O desembargador Orlando Perri, que também preside a Comissão de Amparo à Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), destacou que a população idosa cresce e precisa de assistência e proteção.
“Não temos abrigos públicos, centros de convivência ou instituições de permanência. Os nossos idosos, de maneira geral, estão abandonados, quando não trancafiados em suas casas, enquanto seus filhos estão trabalhando. É preciso que comecemos a criar mais vagas para abrigar os idosos. E esse problema não é apenas de Cuiabá, mas afeta todo o Estado”, avaliou o desembargador.
Integram a Rede Estadual de Direitos da Pessoa Idosa do Estado de Mato Grosso a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiro Militar (CBM), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselho Estadual da Pessoa Idosa (Cededipi) e entre outras instituições.