Idealizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Semana Mundial da Alimentação é realizada anualmente em 150 países buscando sensibilizar governos, empresas, organizações da sociedade civil, meios de comunicação social e o público em geral acerca das temáticas da alimentação e nutrição.
Em 2023, o evento tem como tema “Á água dá vida, a água nutre. Não deixar ninguém para trás”, levantando discussões sobre a importância de gerir a água de forma responsável, uma vez que ela é a base da vida e da alimentação.
Realizado no Maranhão pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, a Semana Mundial da Alimentação iniciou dia (16) com diversas programações promovidas pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (CAISAN), com o apoio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (CONSEA).
“É um evento de extrema importância que acontece não só em São Luís, mas em vários municípios do Maranhão abordando o tema proposto para 2023 que é tão urgente e necessário. Participam conosco alunos do ensino médio da Rede Pública, alunos graduandos de Nutrição, secretarias e servidores do Estado”, destacou Lourvídia Caldas, secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado.
Além de palestras, seminários e panfletagens, o evento também realizou o I Festival de Expressões Artísticas e Literárias das Escolas do Estado do Maranhão, com podcasts, hip hops, grafites no papel 40 kg, poemas e outras atividades produzidas pelos próprios alunos. Também foram realizados atendimentos nutricionais e ações de conscientizações sobre a importância da alimentação saudável nos Terminais Rodoviário, do Cujupe e nos Restaurantes Populares do Maranhão.
Fonte: https://sedes.ma.gov.br/