A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) promoveu, o Encontro Estadual – Primeira Infância no SUAS e as Múltiplas Infâncias no Estado do Maranhão, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. O evento abre as atividades do Mês da Primeira Infância, que tem o objetivo de fortalecer as discussões sobre a importância dos trabalhos sociais voltados para crianças de 0 a 6 anos.
Neste ano, o Mês da Primeira Infância destaca as diversas infâncias possíveis, diante de cada realidade social presente no território maranhense, como as infâncias em área rural, quilombola, ribeirinhas, indígenas, órfãs e demais grupos.
“A gente tem dentro do Criança Feliz cerca de 73 mil crianças beneficiadas e temos discutido com o Ministério do Desenvolvimento Social para incluirmos mais crianças. Vejo um momento no Maranhão muito positivo, uma união de forças entre as instituições, tem sido muito importante o nivelamento de informações entre as secretarias”, destacou o secretário da Sedes, Paulo Casé.
Durante a abertura do evento, o secretário-adjunto de Assistência Social e coordenador Estadual do Programa Criança Feliz, Luiz Borralho, destacou as ações da Sedes em benefício da Primeira Infância que são essenciais para a transformação social nos anos iniciais, auxiliando na educação, saúde e demais assistências necessárias às famílias.
“Estamos dando a largada para uma extensa programação do mês da Primeira Infância. Tenho certeza que hoje nós vamos viver um dia histórico para o Maranhão. Contamos com várias experiências e muitas pessoas engajadas com essa política.” afirmou o secretário-adjunto de Assistência Social, Luiz Borralho.
A secretária de Proteção Social do Estado do Ceará, Onélia Santana, realizou a palestra magna com o tema “Primeira Infância no SUAS e as especificidades das Múltiplas Infâncias”. A palestra destacou os desafios e soluções para a identificação das necessidades familiares nas comunidades e do acompanhamento da assistência às crianças.
Durante a tarde, o Encontro promoveu painéis temáticos sobre a Primeira Infância em diferentes frentes de atuação, como a segurança alimentar por meio da geração de renda, o Programa Casa da Esperança, apresentado pelo ex-governador e secretário estadual José Reinaldo Tavares, além de apresentação das experiências municipais e do panorama da execução do Programa Criança Feliz no Maranhão.
José Reinaldo Tavares falou sobre os desafios presentes no estado do Maranhão para a implementação de ações voltadas para crianças nos anos iniciais. “Os desafios ainda são grandes, temos atuado com crianças crescidas, quando o investimento deve ocorrer antes do nascimento, ainda na barriga da mãe. A Casa da Esperança é um programa que vai mudar o Maranhão”, destacou o secretário.
O evento contou também com a participação do vice-governador e secretário estadual de Educação do Maranhão, Felipe Camarão; da gerente de projeto do Ministério do Desenvolvimento Social, Rosângela Sousa; do prefeito do Arame, Pedro Fernandes, representando todos os prefeitos maranhenses; da secretária-adjunta de Igualdade Racial; Maria do Socorro Guterres; do Promotor de Justiça, Gleudison Malheiros; e da representante da UNICEF, Anelise Tim.
Fonte: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (sedes.ma.gov.br)