A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) marcou presença na 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (FEMAF), realizada nos dias 4 a 7 de dezembro, pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF). No evento, o estande da Sedes destacou ações e equipamentos do governo estadual desenvolvidos para o avanço da inclusão socioprodutiva e de combate à fome. Com um estande interativo, a Sedes apresentou iniciativas que fortalecem a segurança alimentar e a geração de renda no Maranhão.
Durante o evento, o público pôde conhecer mais sobre o Banco de Alimentos, que atua no combate à fome com arrecadação e distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de instituições beneficiadas. Além disso, também puderam conhecer o programa social Formando e Cozinhando, que oferece capacitação profissional na área de gastronomia para maranhenses sem qualificação e inscritos no CadÚnico, e a Padaria Artesanal, que fomenta a formação técnica no ramo da panificação e incentiva o empreendedorismo como meio de inserção no mercado de trabalho.
Foram realizadas degustações de receitas com alimentos 100% aproveitados, produtos de ex-alunos do Formando e Cozinhando, pães e massas produzidos pela equipe do Padaria Artesanal e distribuição de panfletos informativos sobre os programas, promovendo maior conscientização sobre o impacto das iniciativas de desenvolvimento social na vida de milhares de maranhenses.
Outro destaque foi a presença de beneficiários do programa Mais Renda, que aproveitaram a oportunidade para comercializar seus lanches. O programa, que busca incluir maranhenses no mercado de trabalho, tem contribuído significativamente para a geração de renda e autonomia financeira.
Segundo o secretário Paulo Casé, a participação da Sedes na Feira é uma forma de reforçar o compromisso do Governo do Maranhão com o desenvolvimento social e econômico da população. “Estamos aqui para apresentar os resultados dos nossos projetos e, principalmente, para mostrar como o governador Carlos Brandão está investindo em ações que combatem a pobreza, a fome e oferecem oportunidades para os maranhenses”, destacou.
Fonte: https://sedes.ma.gov.br/