Quinze jovens da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) que cumprem medidas socioeducativas na Comunidade de Atendimento Socioeducativo – Salvador, começaram, nesta semana, o curso de construção civil do projeto Educar para Construir.
A ação é uma parceria do Programa Jovens Baianos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) com a ONG Cooperação para Desenvolvimento e Moradia Humana (CDM). A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (26), na unidade, na presença da titular da Sedes, Mara Moraes, da diretora da Fundac, Ariselma Pereira, do diretor da CDM, Heli Mansur, entre outras autoridades.
O curso será ministrado em duas turmas e terá duração de seis meses, totalizando 480 horas. Os participantes receberão uma bolsa mensal no valor de R$130, que será liberado após os cinco meses de capacitação.
“Essa é uma nova experiência, já que é a primeira vez que iremos ministrar um curso em um espaço fora das instalações da ong. A nossa expectativa é que os jovens consigam sair com oportunidade de emprego no mercado da construção civil, que está em expansão”, pontua Heli Mansur.
O jovem aprendiz Eliton, 19 anos, educando da instituição que iniciará o curso, considera a capacitação uma grande oportunidade. “Esse dia é uma alegria, pois sei que esse curso irá melhorar muito a minha vida. O que mais quero é ser um bom profissional e estar sempre progredindo”, afirmou.
Fonte: Portal Sedes