Encontros Regionais Notí­cias gerais Notícias Noticias pelos estados

João Pessoa é palco do Encontro Regional Nordeste do FONSEAS – 2025

João Pessoa (PB) sediou, nesta quarta-feira (22), o primeiro dia do Encontro Regional Nordeste do FONSEAS – 2025, reunindo gestores(as), especialistas e representantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos nove estados da região: Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará e Maranhão. O evento, realizado no Verdegreen Hotel, encerra na quinta-feira (23), e tem como tema geral “O protagonismo dos Estados e as diversidades regionais nos 20 anos de consolidação do SUAS: pacto federativo, desenvolvimento e combate às desigualdades regionais”.

A cerimônia de abertura, conduzida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH-PB), reforçou a importância do compromisso político dos Estados na consolidação do pacto federativo e na coordenação interfederativa da política de assistência social. A mesa de abertura contou com a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Werton, de representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS/MDS, do Congemas e do CEAS-PB.

Durante as falas, foi enfatizada a relevância dos 20 anos de trajetória do SUAS como marco de construção coletiva e institucionalização da política pública de assistência social no Brasil. As autoridades destacaram o papel estratégico dos Estados na articulação regional, na coordenação de programas e na promoção de estratégias integradas de enfrentamento às desigualdades sociais.

A programação seguiu com a mesa temática “Desenvolvimento regional, o papel dos Estados no pacto federativo e os desafios da proteção social e da oferta de serviços no SUAS”, que reuniu pesquisadoras e docentes convidadas para discutir as dinâmicas do desenvolvimento regional no contexto nordestino.

O primeiro dia foi encerrado com o compromisso coletivo de continuidade dos debates sobre o papel dos Estados na consolidação de um SUAS forte, descentralizado e federativo, capaz de promover o desenvolvimento regional e a garantia de direitos sociais.

Texto: Luis Xavier