Comemorado no último dia 27, em Campo Grande, o segundo aniversário da Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, mostra o perfil inovador e de destaque da política de assistência social em Mato Grosso do Sul. Com uma estrutura de quase 1,5 mil m2 de área construída, a escola é referência para o restante do País no quesito capacitação, e teve sua comemoração comandada pelo secretário-adjunto, Adriano Chadid, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), que destacou as constantes atividades e capacitações desenvolvidas no local.
Presente na comemoração Maria Amorim, coordenadora geral da gestão do trabalho e educação permanente da Secretaria Nacional de Assistência Social, parabenizou o Governo de Mato Grosso do Sul pela implantação da escola e manutenção de cursos ativos. “É de extrema importância para a política de assistência social termos uma estrutura dessas dentro de nossa área, e ainda servindo de referência para novos projetos”, disse.
Ainda nesse ano de 2017 estão previstos seminários, congressos, workshop, simpósios e demais eventos relacionados à política de assistência social, e ainda a possibilidade uma pós-graduação para profissionais da área.
A vice-governadora, Rose Modesto, pontuou que a primeira ação dela enquanto no cargo que ocupou como secretária da Sedhast, durante 14 meses, foi a finalização da obra da escola do SUAS/MS. “Eu, que sou da área da educação, fico muito feliz em saber que como nossa primeira ação, lá atrás, já resultou em tantos avanços para municípios e cidadãos de nosso estado”, disse reforçando ainda a parceria com as cidades de MS.
Durante o evento de comemoração de aniversário foi realizada a exposição fotográfica “Cotidianos que inspiram”, do fotógrafo André Bittar, filho da professora Mariluce Bittar, falecida em 2014, e que dá nome a escola.
Mais de 17 mil pessoas passaram pela escola desde a inauguração em junho de 2015, aumentando o campo de conhecimento, a capacidade de compreensão da realidade e da edificação de processos metodológicos efetivos na construção da autonomia de famílias e indivíduos.
Representantes de universidades, da política da assistência social como gestores, trabalhadores e usuários, e do legislativo de Campo Grande também participaram do evento.
A Escola do SUAS MS “Mariluce Bittar”, está localiza na Rua André Pace, 630, na Capital, com o telefone 3314-6022.
da Ascom/Sedhast/Texto: Leomar Rosa/ Fotos: Ana Paula Oliveira