A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) recebeu durante o mês de outubro representantes das Secretarias de Estado da Educação (Seed), do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) para discutir ajustes da execução do Programa Costura Amapá.
O programa vai distribuir 113 mil uniformes e kits escolares, que serão compostos de duas camisas de uniformes, mochila, lápis, caderno, borracha e régua para alunos da rede de ensino estadual. O projeto irá fomentar e desenvolver o segmento da indústria do Estado, o que vai beneficiar empreendedores individuais, associações, cooperativas, micro e pequenas empresas. O projeto será estendido aos 16 municípios.
O Costura Amapá visa também à continuidade, não só por meio da compra pontual feita pelo Governo, mas que garanta a sustentabilidade dos micro empreendimentos, por intermédio de estímulo, capacitação, qualificação e inclusão social.
Além disso, o programa vai absorver e contar com a mão de obra local das 239 mulheres já habilitadas, que sairam da primeira turma de qualificação social e profissional do projeto capacitadas pela Sete, tendo como executores da qualificação o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
“Estamos pensando nos mínimos detalhes para que tudo ocorra com celeridade e o programa possa ser um sucesso”, enfatizou o secretário da Seed, Adalberto Carvalho Ribeiro.
O Costura Amapá, nesta fase inicial, irá capacitar as 700 mulheres cadastradas no programa social do governo estadual Renda para Viver Melhor. Entretanto, no segundo momento as vagas serão abertas para as pessoas interessadas em participar dos cursos.
Ascom Governo do Estado do Amapá