Goiás aderiu ao programa Criança Feliz do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) e terá 99 municípios participantes do programa que visa atender a crianças de famílias beneficiárias do Bolsa Família. Na última terça-feira (13), a secretária Lêda Borges esteve em Brasília com o ministro Osmar Terra (MDS) participando do primeiro encontro técnico do programa. A meta do ministério é atender cerca de 4 milhões de crianças até 2018.
O Criança Feliz vai estimular o desenvolvimento das crianças desde a gestação. Os filhos das famílias beneficiárias do Bolsa Família serão acompanhados até os três anos de idade. Já nas famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o atendimento será até os seis anos.
Convidada a falar em nome dos estados representados no encontro, a secretária Lêda Borges conclamou a todos para trabalhar pelo sucesso do programa. “É um programa novo e muito importante para o Brasil. No que depender de nós, vamos trabalhar com entusiasmo e responsabilidade para fazer com que esse programa seja realmente um instrumento de desenvolvimento para nossas crianças e nossas famílias”, afirmou a secretária Cidadã.
A adesão garantirá aos municípios e estados repasses do governo federal para a contratação dos profissionais responsáveis pelas visitas domiciliares. Eles vão estimular o pleno desenvolvimento de meninos e meninas nos primeiros mil dias de vida. Dentre os 99 municípios goianos que participarão do programa estão Anápolis, Bom Jesus de Goiás, Itaberaí, Mineiros, Inhuma, Novo Gama, Campos Belos, Goiânia e Formosa.
“O programa reforçará os recursos que as prefeituras recebem para contratar equipes, investir nas ações e dar melhores condições de vida às famílias. Nós acreditamos muito nesse programa para transformar a realidade dessas crianças”, afirmou o ministro Osmar Terra durante a exposição sobre o funcionamento do programa.