Profissionais de municípios do Sul da Bahia participam de oficina
A oficina de assessoramento para técnicos e gestores municipais do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que atuam no Território de Identidade Costa do Descobrimento, marcou a abertura da sétima edição da Caravana de Justiça Social, na manhã desta quinta – feira (18), em Porto Seguro. Com o tema “Aprimorando o SUAS no meu município”, o encontro reuniu no auditório da Casa do Trabalhador, 60 profissionais do SUAS dos municípios de Guratatinga, Belmonte, Santa Cruz, Cabrália, Itabela, Porto Seguro e Itagimirim, com a participação do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis.
Durante o encontro, o secretário de Justiça Social dialogou com os gestores sobre a caravana que agrega serviços na área da saúde, documentação civil, direitos humanos e ressaltou a também a importância das ações de proteção social para a Bahia. “Essa foi uma estratégia pensada para aproximar as camadas mais vulneráveis das políticas sociais e serviços básicos prioritários no exercício da cidadania em nosso estado”, disse Reis.
O titular da secretaria de Justiça Social falou também sobre a importância do assessoramento para a profissionalização da gestão do SUAS nos municípios, da execução precisa do valor liberado do cofinanciamento e alertou sobre o atual contexto político nacional, frente às politicas de assistência social. “O atual governo provisório insiste em cortar recursos da área social, colocando em risco a continuidade das políticas de proteção e promoção social”.
Realizada pela Coordenação da Gestão do SUAS da Superintendência de Assistência Social da SJDHDS, a atividade tem como objetivo promover o fortalecimento da Política de Assistência Social na Bahia, bem como a qualificar e orientar os gestores e técnicos do SUAS, para uma melhor atuação na gestão da política pública e na oferta dos serviços socioassistenciais no estado. Para a secretaria municipal de Assistência Social de Porto Seguro, Ondina Oliveira, “ o assessoramento se configura em uma rica troca de experiências entre os gestores municipais e poder público tendo em vista uma oferta qualificada dos serviços”. Para a superintendente da SAS, Leisa Souza, “ essa oferta de serviços se dá, principalmente por meio dos Centros de Referência da Assistência Social, que atualmente já atinge a marca de 614 Cras em todo estado”.
Justiça Social
A Caravana da Justiça Social continua nessa sexta – feira (19), em Porto Seguro, com um grande mutirão de serviços. A população terá atendimentos na área de saúde, como testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatite; orientação jurídica com a Defensoria Pública do Estado; atendimento ao consumidor com o Procon Móvel; Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), com emissão de CPF, agendamento da gratuidade para emissões da carteira de Trabalho e da 2ª via da carteira de identidade, gratuidade para emissões da 2ª via da Certidão de Nascimento e Casamento; orientações e cadastramento para o Passe Livre Intermunicipal (para pessoa com deficiência e acompanhante); atendimento do Bolsa Família; e atividades culturais e esportivas. Além do Odontomóvel e do exame de mamografia, que estão na cidade desde o dia 15. O evento acontece a partir das 9h, na Casa do Trabalhador, no Complexo Frei Calixto, localizada na Rua Silvandir F. Chaves, s/nº, Parque Ecológico.
Fonte/Fotos: Assessoria de Comunicação da SJDHDS/ Divulgação